JardinagemManutenção doméstica

Transformando resíduos em fertilizante natural: o poder das cinzas de madeira na nutrição das plantas

As cinzas naturais (de forno a lenha, lareiras ou fogueira de quintal) da madeira, possuem alto teor alcalino e resíduos de cálcio e potássio que estimula no crescimento das plantas. Esta dica de hoje muitos já conhecem e ela é super eficaz no cultivo de plantas!

Descubra como fortalecer suas plantas utilizando cinzas de madeira.

É bem simples de fazer, basta espalhar as cinzas com uma ao redor das plantas! Se o seu solo tende a ser ácido, na primavera, espalhe as cinzas ao redor das plantas que adoram alcalinidade, como as hortênsias, o lilás e a roseira (mas poupe as que gostam de acidez, como as azaleias). Também funciona muito bem para plantas como a samambaia, comigo ninguém pode, espada de São Jorge e árvores frutíferas. Seja cauteloso ao adicionar cinzas ao adubo, pois elas podem reduzir seu benefício caso utilizado em excesso.

Como armazenar: Para armazenar com segurança as cinzas de madeira, coloque-as (utilizando luvas e pá) em um recipiente de metal com tampa e coloque-o em uma superfície não combustível, como o concreto. Certifique-se de que o recipiente esteja isolado e pelo menos a alguns metros de distância de materiais inflamáveis.

Observações: Antes de manusear as cinzas, verifique com um palito de churrasco ou um pedaço de madeira se não há brasas escondidas no seu interior, pois mesmo parecendo fria ao toque, a cinza de madeira pode conter brasas enterradas que podem permanecer quentes por dias – ou até mesmo por semanas.

Evite usar cinzas de lenhas pré-fabricadas inflamáveis, que podem conter substâncias químicas prejudiciais às plantas, como contaminantes encontrados nas cinzas do cigarro e sal encontrado nas cinzas da churrasqueira! Suas plantas agradecem.

Obrigado por ler este post! Se você gostou, não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais.

Karoline Gomes

Olá, Pessoal! Aqui é a Karoline Gomes, 37 anos, apaixonada por soluções práticas e por dar nova vida a itens que muitos considerariam prontos para o lixo. Reaproveitar é uma arte! Desde jovem, sempre fui fascinada por criar e reaproveitar. Com o tempo, percebi que não precisamos de materiais novos para expressar nossa criatividade. Na verdade, há uma beleza especial em transformar algo velho em algo novo. É um ciclo de renascimento que nos conecta com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo